Páginas

sexta-feira, 28 de março de 2014

tenho pensado muito nisso da falta né? ausência.. 
falta é um verbo transitivo, certo? precisa haver algo a que se sentir falta, ou pelo menos precisa ter havido, no passado. mas se o passado, assim como o futuro não existe (e é assim que eu acredito que seja), porque então a falta. se há a ausência de algo (esse sim, no meu ver um verbo intransitivo) como haver falta? 
ausência já me parece mais interessante. ausência deriva do verbo latim abesse (esse [ser/estar] + prefixo ab que quer dizer distanciamento, separação) ausência então é a separação de estar, o distanciamento de ser. então se sentimos ausência, não seria porque não estamos sendo, ou melhor não estamos, ou não somos?

Acho graça como muitas vezes damos falta porque sentimos ausência, porque não somos agora, já fomos ou desejamos ser, mas e agora? a solidão muitas vezes me atormenta, mas se paro pra pensar, vejo que ela é na verdade minha melhor amiga. pois somente na solitude, (pelo menos por enquanto) eu posso ser, não me falta nada eu estou presente. presente é o contrário de ausência, presente é um tempo. presente é um regalo. o tempo é um presente. me desvirtuei né gente? devaneios devaneios.. dificil transformar sensações em palavras. 

3 comentários:

  1. "haverá pior solidão do que a ausência de si?"
    A Alma Imoral

    ResponderExcluir
  2. A angústia é justamente alguma coisa que se situa alhures em nosso corpo, é o sentimento que surge dessa suspeita que nos vem de nos reduzirmos ao nosso corpo. [...] não é o medo de qualquer coisa da qual o corpo possa se motivar. É um medo de medo. (Lacan)

    ----

    acho que estamos falando dessa angústia, que é muito muito muito narcísica. Esse modelo de vida que tem características como urbana, funcionalista, progressista, individualista etc etc etc parece gerar isso inevitavelmente. Alguém viu "Recusa" no ano passado no Cena Contemporânea? O espetáculo parte da notícia de que dois índios remanescentes de uma tribo indigena foram encontrados e que viviam isolados, só os dois. Os dois se recusavam a entrar em contato com "nossa comunidade". O mundo nesses moldes, eu penso... é pervertido demais, cada um está querendo construir a sua própria moral, acho que ate aí tudo bem, vamo lá, mas cada um está querendo construir a sua própria moral e reger o coletivo a partir dela... narcísicos... é isso. Ando desanimaaaaado disso tudo... (esse é o tema?)

    Recusa:
    http://www.ciateatrobalagan.com.br/espetaculos/recusa/

    ResponderExcluir